terça-feira

Mito ou Verdade: Antibióticos enfraquecem os dentes?

“Doutor, meus dentes estão bastante cariados porque eu tomei muito antibiótico quando era criança.”

Seja por falta de conhecimento ou uma desculpa para o descuido com os dentes, a frase acima é muito pronunciada pelos pacientes no dia-a-dia da clínica odontológica.

O fato é que os antibióticos não enfraquecem os dentes!
Mas, de qualquer forma, é preciso entender que alguns antibióticos infantis podem sim contribuir para o surgimento de cáries e de manchas nos dentes.

Antibióticos causam cáries?
Não. Mas saiba que esses medicamentos (os xaropes principalmente), contêm muito açúcar, fator que contribui para o surgimento das cáries. A intenção é facilitar a ingestão do medicamento, afinal de contas, qual criança não gosta de doce?

Manter uma higienização adequada, redobrando os cuidados quando a criança está doente é essencial para a prevenção de cáries. É natural que neste período haja um descuido maior com a higiene oral, principalmente por parte dos pais, favorecendo o aparecimento das cáries em um paciente susceptível, somando com a alta ingestão de açúcar e higienização bucal precária.

Antibióticos podem causar manchas nos dentes?
Geralmente não. Somente os antibióticos do grupo das tetraciclinas que podem causar manchas nos dentes, porém o grau das alterações depende da época da administração, da dose e da duração do uso do medicamento. Este medicamento deve ser evitado durante a gravidez e em crianças durante a fase de formação dos dentes, a fim de evitar o aparecimento de manchas, principalmente nos dentes permanentes.

Siga a recomendação!
Escove os dentes após cada administração de xaropes açucarados sejam eles antibióticos ou antiinflamatórios, além de escovar após as refeições e antes de dormir. É uma medida simples e muito eficaz.

Agora você já sabe que os antibióticos não enfraquecem os dentes e não são os causadores de cáries.

Abraços!

4 comentários:

Luciana disse...

Interessante, não sabia que os antibióticos tinham esse efeito colateral. E o que fazer com os dentes manchados, principalmente de crianças?

Leonardo Moll disse...

Luciana,

É importante deixar claro que o tratamento restaurador estético só está indicado caso o paciente se sinta incomodado com o problema.

Quando os dentes manchados são os permanentes, podem ser restaurados com facetas de porcelana ou restaurações diretas fotopolimerizáveis (caso a mancha ocupe uma pequena parte visível do dente).

Quando em crianças, devemos avaliar se são dentes de leite ou definitivos, além de alguns aspectos em relação ao dente, como tamanho, espessura etc.

Espero ter ajudado.
Qualquer dúvida, entre em contato.

Abraços!

Dentista em apuros!! disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Esta frase é clássica!! Impressionante como as pessoas usam como desculpa o uso de antibióticos para "dentes fracos". Talvez uma campanha governamental que incluísse esclarecimentos quanto aos mitos em torno da doença cárie revertesse este quadro. Educar é a solução!!